Encontro, em Porto Velho (RO), discute estruturação da cadeia de valor da castanha do Brasil

A consolidação de uma cadeia de valor para a castanha do Brasil é tema de um encontro promovido pelo Governo de Rondônia, em parceria com o projeto Pacto das Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, nesta terça-feira (01/03), em Porto Velho (RO). Além dos representantes do governo estadual e do projeto, participarão do evento representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O manejo da castanha do Brasil é uma atividade desenvolvida na região amazônica, principalmente por indígenas, extrativistas e agricultores familiares que atuam em diferentes elos da produção. Em Rondônia, o projeto Pacto das Águas apoia a produção dos povos indígenas nas Terras Indígenas Igarapé Lourdes e Rio Branco.

No entanto, apesar ser uma atividade econômica importante no estado, requer uma melhor estruturação de sua cadeia, com a atuação de diferentes esferas de governo e da sociedade civil para oportunizar a essas populações acessos a políticas universais e específicas que estimulem a atividade sustentável.

Por esse motivo, desde o ano passado foram realizadas diversas reuniões setoriais para o desenvolvimento da estratégia para estruturação da cadeia de valor. No encontro desta terça-feira as entidades envolvidas ajudarão a definir o fortalecimento da atividade no estado. Entre as propostas a serem discutidas estão a constituição de um programa de boas práticas de manejo dos castanhais e possibilidades de acesso da castanha no mercado institucional, por meio da criação de um programa estadual de merenda escolar com produtos da agrobiodiversidade.
Para se ter uma ideia do potencial da produção de castanha em Rondônia, o estado conta com 87 áreas protegidas que correspondem a 63% de sua extensão. Deste total, 73 são áreas protegidas de uso sustentável, das quais 30 são terras indígenas e 24 são Reservas extrativistas, o que representa uma extensão territorial de mais de 7,5 milhões de hectares. Juntas, correspondem a 33,65 % do território de Rondônia, habitadas por mais de 20 etnias, além de outras populações tradicionais, abrangendo uma população de 15 mil pessoas.

Sobre o projeto Pacto das Águas
O projeto Pacto das Águas tem como objetivo estimular e consolidar estratégias de desenvolvimento econômico pautadas na manutenção da floresta e respeito à cultura das populações. Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua na região Noroeste de Mato Grosso e Leste de Rondônia, envolvendo mais de três mil pessoas no apoio ao manejo florestal comunitário, com a seringa e a castanha.

Além de ser considerada como uma das mais bem-sucedidas experiências em alternativas de geração de renda pautadas na conservação das florestas na Amazônia junto a povos indígenas e tradicionais, o Pacto das Águas ajuda a garantir a conservação de 1,8 milhão de hectares de Floresta Amazônica, considerando a área das terras indígenas.

Deixe um comentário