Pacto da Floresta realiza oficina de elaboração de projetos para indígenas e extrativistas em Ouro Preto do Oeste

De 27 a 29 de outubro, a Pacto das Águas realiza uma oficina de elaboração de projetos, voltada para diretores e diretoras de oito associações indígenas e extrativistas do estado. O evento acontece em Ouro Preto do Oeste, no Graúna Resort.

Objetivo é capacitar lideranças para elaboração de projetos básicos

A oficina é uma ação do projeto Pacto da Floresta, executado pela Pacto das Águas, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, que tem por objetivo geral a estruturação e consolidação de cadeias produtivas  da sociobiodiversidade e, dentro deste cenário, o fortalecimento das organizações comunitárias.

A ideia é capacitar os representantes de associações para a elaboração de projeto básicos, observando as demandas de suas respectivas comunidades – indígena e extrativista.

O projeto

O projeto Pacto da Floresta tem como principal objetivo apoiar a consolidação da cadeia produtiva da castanha-do-brasil e o fortalecimento das atividades produtivas relacionadas ao açaí, farinha de mandioca e borracha natural em Terras Indígenas (TIs) Igarapé Lourdes e Rio Branco e a Reserva Extrativista (RESEX) Estadual do Rio Cautário e as RESEXs Federais do Rio Cautário e Rio Ouro Preto, todas localizadas em Rondônia, compatibilizando a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

O projeto é estruturado em seis componentes, i) Estruturação da Cadeia produtiva da Castanha do Brasil, ii) difusão de boas práticas, iii) Fortalecimento das organizações comunitárias, iv) Agregação de valor à Castanha do Brasil, v) Alternativas de rendas complementares e vi) Articulação Interinstitucional.

Posts relacionados

Deixe um comentário